Adoro experimentar receitas novas. Adoro enfiar-me na cozinha com uma página impressa e meter mãos à obra. Se sempre corre bem? Nem pensar! Por vezes tenho de tentar 3 e 4 vezes até acertar com a receita certa. Sim, porque nem tudo o que se encontra pela net e mesmo nas revista resulta. Infelizmente já me aconteceu várias vezes. Mas não sou de desistir. Posso não fazer logo de seguida, mas eu volto sempre "ao local do crime" ;)
Espero contar com a vossa companhia, e sempre que queiram podem também partilhar receitas ou mesmo pedir dicas.

domingo, 9 de agosto de 2015

Bolo de chocolate a dobrar com curgete



Ok, o nome é estranho. Dei imensas voltas para ver como lhe fazer a tradução, mas acabei por optar por este. E é dobrar porquê? Porque leva chocolate em pó (ou cacau) e pepitas.

O que me chamou a atenção neste bolo? O facto de levar curgete ralada. Já há algum tempo que oiço falar na utilização de vegetais em bolos. Já usei cenoura (a mais comum), e maçã ralada. Em ambos os casos, a textura do bolo fica excelente. Aqui há tempos, vi no canal 24Kitchen, uma receita que levava montes de curgete ralada. Primeiro torci o nariz, mas depois de ver o resultado final fiquei cheia de vontade de experimentar. No entanto, não tinha a receita completa. E fazer sem uma base, ainda por cima, sendo a curgete tão aguada, era um risco demasiado grande. Andei a pesquisar aqui e e ali, e aqui há dias uma prima minha publicou no Facebook uma receita que me pareceu perfeita. Claro que a guardei logo e hoje foi dia de experimentar.

Penso que esta receita seja bem mais saudável que as tradicionais. Os ingredientes que usamos e que mais nos prejudicam, são reduzidos por causa da utilização do vegetal. Senão..... vejam por vocês.

A receita original foi retirada foi retirada do "Sally´s Baking Addiction", mas eu não a fiz totalmente como lá está. A receita que vos deixo hoje aqui, é a minha adaptação. Se quiserem a orginal, basta passarem por lá.


Ingredientes:

275gr de curgete ralada

125gr de farinha sem fermento

50gr de cacau magro em pó

3/4 c. c de bicarbonato

1/4 c. c de fermento

1/4 c.c. de sal

1 c. s. de café instantâneo em pó

135 gr de pepitas de chocolate

2 ovos tamanho L

1 c.s. de óleo

1 iogurte grego açucarado (se quiserem por dos magros ou naturais, podem por um pouco mais de açucar, mais ou menos 100gr)

80 gr de açucar amarelo

1 c.c. de extracto de baunilha



Pré-aquecer o forno a 180º

1. Comecem por ralar a curgete para ela ter tempo de escorrer um pouco o excesso de água. Coloquem em cima de toalhas de papel, e se necessário, estas em cima de uma de pano.


2. Num tigela grande coloquem a farinha, o cacau, bicarbonato, fermento, sal e as pepitas. Misturem.

3. Noutra tigela mais pequena, batem-se os ovos com o açucar, a baunilha, o óleo e o iogurte. Envolve-se esta na mistira de farinha, sem bater muito.

4. Por fim, junta-se a curgete já escorrida.

5. Leva-se ao forno numa forma de bolo inglês, untada e polvilhada com farinho durante cerca de 45 a 55 minutos.

O melhor deste bolo é que se come sem grandes sentimentos de culpa. Afinal tem vegetais, pouca gordura e se usarem o cacau em vez de chocolate em pó, até nisso estão a ser "santos".
Ah, e não esquecer que o bolo NÂO sabe a curgete e depois de feito, ninguém sabe o que tem. É excelente para fazer as crianças comerem vegetais sem saberem que os estão a comer

Espero que gostem, e se fizerem, gostaria de obter o vosso feedback.




Sem comentários:

Enviar um comentário