Adoro experimentar receitas novas. Adoro enfiar-me na cozinha com uma página impressa e meter mãos à obra. Se sempre corre bem? Nem pensar! Por vezes tenho de tentar 3 e 4 vezes até acertar com a receita certa. Sim, porque nem tudo o que se encontra pela net e mesmo nas revista resulta. Infelizmente já me aconteceu várias vezes. Mas não sou de desistir. Posso não fazer logo de seguida, mas eu volto sempre "ao local do crime" ;)
Espero contar com a vossa companhia, e sempre que queiram podem também partilhar receitas ou mesmo pedir dicas.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Crinkles de Limão/Lemon Crinkles






Depois de ter feito e publicado as Crinkles de chocolate, houve quem me dissesse que também havia de limão. Limão? Para tudo!!! Adoro coisas com limão. Aliás, eu adoro limão, ponto. Seja onde for.

Claro que vai daí e vai de procurar receitas. Em português em inglês, mas a maioria leva como ingrediente base um pré-preparado de bolo de limão. Daqueles de compra. Além de eu ser contra este tipo de preparados, não tinha cá nenhum em casa. Vai daí, tira ideia daqui, outra dali vai de experimentar.

O resultado não podia ser melhor. Além do sabor é o cheirinho que fica na cozinha desde a preparação, passando pela confecção e depois, por fim, a cozedura. São bolachas para repetir.


Vamos aos ingredientes?


100 gr de margarina amolecida

160 gr de açucar granulado

1/2 c.c. de essencia de baunilha

1 ovo M

raspa de 1 limão médio

sumo de 1 limão

1/4 c.c de sal

1/2 c.c. de fermento em pó

1/4 c.c. de bicarbonato de sódio

350 gr de farinha sem fermento

açucar em pó q.b.


Como fazer:

Começa-se por bater muito bem a margarina com o açucar granulado. Assim que estiver cremoso junta-se a baunilha, a raspa e o sumo de limão e o ovo. Eu costumo usar, até este passo, a batedeira e depois ao colocar os ingredientes secos (menos o açucar em pó) misturo com a colher de pau.

Assim que estiver tudo bem envolvido coloca-se no frigorífico durante, pelo menos 30 minutos. Este passo é importante para que a margarina ganhe um pouco mais de consistência e depois, ao fazer as bolinhas, não se colem às mãos.

Findo o tempo de descanso, liga-se o forno a 180º (o meu é ventilado, terão de ajustar temperatura e tempo aos vossos fornos).

Preparam-se 3 tabuleiros com papel vegetal.

De seguida agarramos numa colher de sopa e vamos tirando pequenas quantidades (+ ou - do tamanho de uma noz) e fazem-se bolinhas que se passam pelo açucar em pó.

Levam-se ao forno durante 10 a 12 minutos.




Esta quantidade de massa dá para 45 bolachas.
Bom apetite :)

1 comentário: