Adoro experimentar receitas novas. Adoro enfiar-me na cozinha com uma página impressa e meter mãos à obra. Se sempre corre bem? Nem pensar! Por vezes tenho de tentar 3 e 4 vezes até acertar com a receita certa. Sim, porque nem tudo o que se encontra pela net e mesmo nas revista resulta. Infelizmente já me aconteceu várias vezes. Mas não sou de desistir. Posso não fazer logo de seguida, mas eu volto sempre "ao local do crime" ;)
Espero contar com a vossa companhia, e sempre que queiram podem também partilhar receitas ou mesmo pedir dicas.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Madalenas de Azeite



Esta receita já foi feita há algum tempo. Tirei a ideia de uma revista e resolvi fazer as minhas adaptações.

De inicio fiquei um pouco de pé atrás por causa do azeite. Afinal este é uma gordura um pouco "forte". Mas dei-lhes uma hipótese pelo aspecto que tinham.

Não me arrependi e hoje deixo-vos a receita.

Espero que gostem, e se for o caso, deixem aqui a vossa opinião.




O que vão precisar:


260 gr de açucar granulado

200 gr de azeite suave

5 ovos M

Raspa de 1 limão médio

1 c.c. de sumo de limão

200 gr de farinha sem fermento

10 gr de fermento




Começa-se por pré-aquecer o forno a 180º.

Dos 260 gr de açúcar, começam-se por usar 190 gr que se batem com o azeite, ate ficar uma mistura esbranquiçada. Ir adicionando, um a um, os ovos até ficar tudo bem integrado e o sumo do limão. Findo isto envolve-se a farinha com o fermento. Agora incorpora-se a raspa do limão, sem voltar a bater.

Deitar esta mistura em formas de madalenas ou de queques até 2 terços da sua capacidade. Colocar agora 1 colher de chá de açucar (do que colocamos de parte) em cima de cada queque.

Levar ao forno já quente durante 20 minutos.

Retirar, deixar arrefecer durante 10 minutos e só depois colcar numa grelha ate ficarem frias.

Esta receita dá para 12 unidades.

Bom apetite.



Sem comentários:

Enviar um comentário