Adoro experimentar receitas novas. Adoro enfiar-me na cozinha com uma página impressa e meter mãos à obra. Se sempre corre bem? Nem pensar! Por vezes tenho de tentar 3 e 4 vezes até acertar com a receita certa. Sim, porque nem tudo o que se encontra pela net e mesmo nas revista resulta. Infelizmente já me aconteceu várias vezes. Mas não sou de desistir. Posso não fazer logo de seguida, mas eu volto sempre "ao local do crime" ;)
Espero contar com a vossa companhia, e sempre que queiram podem também partilhar receitas ou mesmo pedir dicas.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Muffins de gengibre a canela





Adoro muffins. Por todos os motivos e mais alguns.
São versáteis, são rápidos de fazer, quase não sujam loiça e ficam sempre bem.
Tenho experimentado algumas receitas, algumas não resultam assim tão bem a nivel de sabores, mas quando encontro uma que resulta, é certo e sabido que tem de se repetir cá em casa.

Desta vez optei por uma em que junto o gengibre e a canela. A receita original saiu numa revista de de Doces & Co, mas eu fiz umas pequenas alterações, pois como já disse, andamos a tentar reduzir as quantidades de açucar e farinha processados. Mas acreditem que, ainda assim, ficam exclentes. Humidos, saborosos e superfofos.
Vamos a isso?

Ingredientes:

200gr de farinha integral Nacional
140gr de açucar amarelo/mascavado Sidul + 20 gr (opcional, nesta receita coloquei um pouco de açucar branco, mas não faz falta)
130 ml de azeite
2 ovos
50 ml de leite magro
2 c.c. de canela
1 c.c. de gengibre em pó
2 c.c de fermento
Baunilha (opcional)
1 pitada de sal



Como fazer:

Começa-se por separar as gemas das claras, bastendo estas últimas em castelo junto com o sal.

Batem-se depois as gemas com o açucar até ficar uma massa esbranquiçada. Vai-se juntando, aos poucos, o leite e o azeite, para ficar tudo bem envolvido. Adicionar a baunilha. Numa outra taça à parte juntar a farinha, o fermento, a canela e o gengibre, Envolver esta mistura à de gemas com varas manuais sem bater. Por fim incorporam-se as claras com movimentos suaves. Deixar repousar na taça, á temperatura ambiente, durante 20 minutos.

Findo este tempo, pré-aquecer o forno a 180º. Distribuir por formas de papel, que foram colocadas num forma própria ou em inidividuais. Encher até 3/4 das sua capacidade. Aqui entram os restantes 20 gr de açucar, caso o desejo, sendo este povilhado sobre a massa.

Cozer durante 15 minutos.

Retirar, deixar arrefecer durante 10 minutos nas formas, e depois passar para uma rede metálica.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário